Skol

Elas são vistas freqüentemente em rodas de amigos, rodas de samba, mesas redondas, e também quadradas, de muitos bares e botecos, são indispensáveis para assistir uma partida, onde a redonda é a estrela principal (para quem está em dúvida, é futebol mesmo), em reuniões redondamente alegres, na maioria dos ambientes redondamente descontraídos, e nas praias, onde elas são o objeto de desejo. Onde tem alegria, tem SKOL, a cerveja que desce mais redonda do Brasil.


A história

A cerveja que desce mais redonda no Brasil, SKOL PILSEN, foi lançada em 25 de agosto de 1964 na Europa pela cervejaria dinamarquesa Carlsberg e chegou ao Brasil em 1967, depois de alcançar grandes resultados no continente europeu. Na língua sueca, Skol (escreve-se skål) significa “à sua saúde”, expressão que muita gente usa antes de fazer um brinde. A Cervejaria Rio Claro lançou o produto sob licença no Brasil, e na seqüência a Brahma adquiriu a marca para uso exclusivamente no país.

A partir da década de 70 começou a revolucionar o mercado brasileiro de cerveja com o lançamento da primeira lata em folha de flandres (1971); a primeira lata em alumínio (1989), permitindo a conservação da cerveja gelada por muito mais tempo; a embalagem long neck com tampa de rosca e a de lata de 500ml (conhecida como latão da SKOL) em 1993; a nova versão da embalagem long neck de 355ml, dentro do padrão internacional para embalagens descartáveis, em 1996; e a primeira lata com boca redonda em 1997.


Na década de 90 a SKOL começou a investir pesadamente em marketing como, por exemplo, em 1998, quando a marca apostou na exposição de seu produto nos pontos-de-venda para impulsionar o mercado. Suas geladeiras se tornaram objeto de desejo de marmanjos. No ano seguinte, dando continuidade ao patrocínio de grandes eventos, a marca, patrocinadora oficial do Campeonato Brasileiro de Supercross, trouxe pela primeira vez ao Brasil, o então campeão mundial da modalidade, Jeremy Macgrath, para uma apresentação free style (estilo livre). Ainda este ano, o Skol Rock encerrou o grande festival de bandas inéditas com a exibição do grupo Offspring. A marca fechou o ano com o lançamento da campanha “2000 o verão mais redondo do planeta”. Em 2002 a SKOL atingiu o posto de cerveja mais consumida do Brasil, mantendo esta posição até os dias de hoje com mais de 30% de participação de mercado.

A linha do tempo

1994

Lançamento da SKOL BOCK, cerveja mais forte para ser consumida no inverno.

2002

Lançamento da cerveja SKOL BEATS, que revolucionou o mercado pelas características que o consumidor desejava para as ocasiões de agito: teor alcoólico na medida certa, menor amargor e menor sabor residual. Na embalagem, uma revolução: a garrafa long neck transparente (330ml) tem design moderno e inovador. Seu formato sinuoso faz referência ao “S” de SKOL, com o nome projetado em alto relevo.

2004

Lançamento da SKOL BIG NECK, uma garrafa para consumo individual que dispensa o abridor, pois tem tampa de rosca, proporciona o prazer de beber na garrafa com sua boca redondona e tem o gole na medida certa (500ml).

2005

Lançamento, no verão, da SKOL GELADONA, uma edição limitada vendida em uma lata de 473ml que conserva a cerveja gelada por muito mais tempo, graças a uma tecnologia de isolante térmico inédita no país que impede a passagem do calor externo para o líquido.


2006

Lançamento da SKOL LEMON, cerveja com baixo teor alcoólico e limonada. A decisão de lançá-la foi fundamentada em pesquisas que sinalizaram que na Alemanha essa categoria de cerveja é a que mais cresce e equivale atualmente a 5% do mercado germânico, um dos maiores do mundo, Porém, o produto não agradou ao público brasileiro, sendo considerado um dos poucos erros que a marca cometeu no mercado.

2007

Lançamento da garrafa de 600ml com termômetro (rótulo termosensível) que avisa quando a cerveja está gelada. Com um rótulo termosensível, que muda de cor quando o líquido está no ponto certo para beber. O novo rótulo trazia uma seta transparente que ficava gradativamente azul a partir de 4 graus, temperatura considerada ideal para o consumo da cerveja.

2008

Lançamento da nova garrafa de vidro, com 630 mililitros, ou seja, com 30 mililitros a mais que as garrafas-padrão da categoria. A nova garrafa tem alguns recortes diferenciados. O corpo e o gargalo são mais afunilados com a palavra AmBev escrita em alto relevo, e desenho de um abridor de garrafas. Além disso, o pescoço foi remodelado para ajudar a pegada na hora de servir e evitar que o consumidor segure o corpo da garrafa, esquentando a bebida. Inicialmente, a novidade está disponível apenas na cidade do Rio de Janeiro.

2009

Lançamento da SKOL LITRÃO, embalagem retornável em vidro e de um litro.

2010

Lançamento da SKOL Redondinha, lata de 269 ml, menor e mais fina, como nova aposta da marca no mercado de cervejas. A lata possui a tecnologia termosensível, que avisa quando a cerveja está na temperatura ideal para beber.

Skol Beats

No ano de 2000, o SKOL BEATS, “festa mais redonda do planeta”, reuniu grandes nomes da música eletrônica em São Paulo e Curitiba. No ano seguinte, o evento se tornou o maior de música eletrônica da América Latina, com repercussão internacional no mundo beats. O evento caracteriza-se por tentar cobrir os principais estilos de música eletrônica, como Trance, House, Drum'n'bass, Techno, Electro e Breakbeat, trazendo produtores nacionais e internacionais consagrados e revelações em cada um desses estilos. Atualmente o festival, em sua décima edição, é realizado na cidade de São Paulo.

 

A marca também lançou, em abril de 2003, campanha para reforçar a questão do consumo responsável, uma iniciativa inédita entre as empresas do setor no Brasil, com o slogan “Beber redondo é beber com responsabilidade”. Com espírito jovem, inovador e ousado, a SKOL acredita que a realização de patrocínio de eventos culturais é uma das formas de se atingir seu público-alvo (jovens entre 18 e 27 anos) e consolidar sua posição de liderança no mercado. A marca é antenada e ligada em tudo o que é moderno, novo e inédito: foi a primeira empresa a investir e “abraçar” a música eletrônica, com o SKOL BEATS, por exemplo. A marca também realiza o SKOL STAGE, um evento voltado para quem gosta de música e está sempre antenado a novos sons; o PRAIA SKOL, que leva a praia para o interior; e o BLOCO SKOL no Carnaval de Salvador.


Os slogans

Sai dessa abre uma Skol. (1990)
A cerveja que desce redondo. (1997)
Tá na Roda Tá Redondo. (2005)
Com Skol tudo fica redondo. (2006)

Dados corporativos

Origem: Dinamarca
Lançamento: 25 de agosto de 1964
Criador: Cervejaria Cralsberg
Sede mundial: São Paulo
Proprietário da marca: Ambev (sob licença no Brasil)
Capital aberto: Não
Presidente: João Castro Neves
Faturamento: Não divulgado
Lucro: Não divulgado
Valor da marca: R$ 2.57 bilhões (2008)
Presença global: 20 países (africanos e asiáticos)
Presença no Brasil: Sim
Funcionários: 23.000 (Ambev)
Segmento: Bebidas alcoólicas
Principais produtos: Cervejas
Ícones: A inovação no setor de cervejas
Slogan: A cerveja que desce redondo.
Website: www.skol.com.br

O valor

Segundo a consultoria Brand Finance, somente a marca SKOL está avaliada em R$ 2.57 bilhões, ocupando a posição de número 27 no ranking das marcas mais valiosas do Brasil.

A marca no mundo

A cerveja SKOL (pertencente a cervejaria dinamarquesa Carlsberg e sob licença da Ambev) é líder absoluta do mercado brasileiro com cerca de com 32% de participação e terceira cerveja mais consumida do mundo com 33.5 milhões de hectolitros. A marca SKOL é comercializada pela Carlsberg ainda em 20 outros países, na grande maioria africanos e asiáticos. Porém, a cerveja é bem diferente da produzida no Brasil.

Você sabia?

A SKOL não disponibiliza para a venda aos consumidores das famosas geladeiras personalizadas presentes em bares e em suas campanhas publicitárias.

 
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